TECNOLOGIA

Osetor da tecnologia representa um dos maiores crescimentos econômicos dos últimos anos no país, mesmo no período recente de crise e recessão econômica.

 

Em 2017, por exemplo, houve um crescimento constante ao longo de todos os trimestres do ano conforme estudo da Advance Consulting que relatam um crescimento de 9,1% no terceiro trimestre de 2017, comparado ao mesmo período de 2016.

A pesquisa demonstrou, também, que as empresas de TI aumentaram a oferta de produtos e serviços no mercado, enquanto outros setores se mantiveram receosos com relação à crise econômica.

 

Para 2018, projeta-se um novo crescimento do setor na ordem de 4%, de acordo com o instituto Gartner).

A estimativa é que o mercado global gaste aproximadamente US$ 3,7 trilhões com TI em 2018.

 

Os softwares são os maiores representantes desses números, seguidos pelos serviços de TI. As seguintes tecnologias são tendências de crescimento: inteligência artificial, internet das coisas, soluções em cloud, além do desenvolvimento e aplicação do blockchainpara diversos setores.

 

Frente à tamanha expansão, em especial em razão de aquisições no mercado nacional e internacional, as empresas do setor estão sempre enfrentando desafios de modo a realizar seu crescimento orgânico.

 

Acompanha-se um movimento de grandes empresas adquirindo startupsou mesmo criando programas de incubação para ficarem próximas da evolução no setor.

 

As startups, por sua vez, têm obtido recursos financeiros junto a investidores-anjo, fundos de investimento, ou mesmo empresas relacionadas ao mercado do produto que oferecem.

 

O ecossistema da tecnologia engloba, desta forma:
(a) as grandes empresas que enxergam nas startupsmaior flexibilidade e velocidade para inovar, seja por meio de incubação, investimento direto ou parcerias comerciais;
(b) pelas startupsque buscam recursos para desenvolver seus produtos de forma mais rápida;
(c) pelas empresas do setor de tecnologia propriamente dito, que desenvolvem softwares internamente e adquirem pequenas empresas ou startupspara aumentar seu portfólio de produtos;
(d) os prestadores de serviços de TI;
(e) e consultorias financeiras, de marketing, jurídica, entre outras, que oferecem seus serviços em troca de participação societária futura.

 

Os desafios e velocidade do setor de tecnologia demandam uma assessoria jurídica com amplo conhecimento na área, para garantir segurança e tranquilidade durante todas as fases da empresa. Temos uma equipe qualificada e experiente que está em constante atualização sobre o que está acontecendo no mundo tecnológico e, consequentemente, nos avanços legais e jurídicos acerca do tema.

 

No Zancaner, Salla e Faustino Advogados utilizamos os mais modernos softwares e ferramentas tecnológicas visando sempre falar a mesma língua dos nossos clientes, bem como ganhar qualidade e eficiência nos serviços executados.