CONSTRUÇÃO CIVIL

Aconstrução civil é um setor importante da nossa economia. Se este setor cresce no Brasil, a capacidade de produção e o desenvolvimento de nosso país também cresce.

 

O IBGE divide a indústria da construção civil em três segmentos: (a) construção de edifícios (ou “Edificações”);
(b) obras de infraestrutura (“Construção Pesada”); e
(c) serviços que atende aos outros dois anteriores segmentos.

 

Assim, pode-se concluir que a principal divisão é entre o segmento de Edificações e de Construção Pesada.

É um setor bastante dinâmico e altamente competitivo. O ciclo de desenvolvimento de uma empreitada é longo, o que demanda altos investimentos iniciais e retornos no médio e longo prazos.

 

Os altos investimentos demandam o aumento de produtividade para ser cada vez mais competitivo. Assim, os participantes desse mercado estão sempre enfrentando riscos e desafios.

As condições do mercado podem mudar rapidamente, obrigando os participantes a se adequar à nova realidade. Isso implica em buscar a inovação e tecnologia, para selar o estabelecimento de ambientes de negócios sempre favorável através de um planejamento estruturado diferenciado.

 

Este setor abrange tanto empresas de diferentes finalidades sociais (p. ex., incorporadoras de lajes, galpões, residenciais, shoppings, loteadoras, empreiteiras da construção pesada etc.) que realizam uma ampla gama de atividades comerciais, desde a compra de terrenos e o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, com capital próprio ou de terceiros (banco ou investidores) com a venda de seus ativos imobiliários, até os donos de terrenos, administradores de imóveis próprios, entre outros.

 

As transações imobiliárias podem ser complicadas e seus participantes tem que estar preparados para abordar todas as questões técnicas de engenharia, legais ou de direito, comerciais ou negociais (viabilidade econômica), sempre projetando isso ao longo do tempo de desenrolar dos negócios imobiliários.

 

O ideal é que as partes envolvidas na negociação estejam focadas no negócio em si, tendo o apoio de parceiros na prestação dos serviços legais e técnicas de engenharia, de modo a se cumprir toda a legislação e normas que abarcam o mercado.

 

Nossa equipe tem mais de 15 anos de experiência ajudando o desenvolvimento deste setor. Estamos sempre nos atualizando sobre o que está acontecendo no cenário da Construção Civil no Brasil e no mundo para utilizar os mais apropriados instrumentos do Direito para auxiliar nossos clientes, de modo a fazer a coisa toda acontecer.